segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Atividade para os alunos do 9º ano EF

(Imagem 1)

(Imagem 2)

(Imagem 3)

(Imagem 4)

Olá queridos, estava morrendo de saudades de vocês!!! Para iniciar nosso ano com o pé direito, gostaria de propor uma atividade básica: Partindo dos seus conhecimentos observe as imagens acima, escolha uma que, para você, melhor responde a questão: o que é história? Ah, não se esqueça de justificar sua escolha.
OBS. Para evitar problemas, cada aluno deverá apresentar seus comentários, mediante identificação, utilizando sua conta Google. Vale lembrar que todos devem colocar seu nome e turma. Ah, a publicação é aceita mediante minha moderação!!! Beijoca a todos!

Verbetes relativos ao conceito de História

A obra acima, chama-se história e foi pintada por Nikolaos Gysis (1892)

VERBETES GERAIS RELATIVOS À HISTÓRIA


I. HISTÓRIA [Do grego historía, pelo latim historia.] S. f.

1. Narração metódica dos fatos notáveis ocorridos na vida dos povos, em particular, e na vida da humanidade, em geral;

2. Conjunto de conhecimentos adquiridos através da tradição e/ou por meio dos documentos, relativos à evolução, ao passado da humanidade;

3. Ciência e método que permitem adquirir e transmitir aqueles conhecimentos;

4. O conjunto das obras referentes à história;

5. Conjunto de conhecimentos relativos a esta ciência, ou que têm implicações com ela, ministrados nas respectivas faculdades;

6. Tratado ou compêndio de história;

7. Estudo das origens e processos de uma arte, de uma ciência ou de um ramo do conhecimento;

8. Narração de acontecimentos, de ações, em geral cronologicamente dispostos;

9. Narração de fatos, acontecimentos ou particularidades relativas a um determinado assunto;

10. Conto, narração, narrativa;

11. Enredo, trama, fábula;

12. Patranha, lorota, peta; conto;

13. Complicação, amolação, chateação;

14. Luxo, melindre, dengue, complicação;

15. Relação amorosa; caso, aventura.

II. HISTORIADOR (ô). [De historiar + -dor.] S. m.

1. Especialista em história (1); historiógrafo.
2. Aquele que historia ou narra um fato ou acontecimento.

III. HISTORIAR [De história + -ar.]
1. Fazer a história (1) de;
2. Contar, narrar;
3. Narrar, contar;

IV. HISTORICIDADE [De histórico + -(i)dade.] S. f.
1. Caráter do que é histórico.
2. Na literatura: atuação do homem como agente no processo histórico-literário.

V. HISTORICISMO [De histórico + -ismo.] S. m. Filos.
1. Doutrina que estuda seus objetos do ponto de vista da origem e desenvolvimento deles, vinculando-os às condições concretas que os acompanham.
2. Concepção idealística ligada ao neokantismo (q. v.), e em que se afirma a singularidade absoluta dos fatos históricos e a subjetividade, tb. absoluta, da sua apreensão.
[Sinônimo geral: historismo]

VI. HISTÓRICO [Do grego historikós, pelo latim historicu] Adj.
1. Relativo à história;
2. Digno de figurar na história;
3. Real, verdadeiro;
4. Exposição cronológica de fatos

VII. HISTORIOGRAFIA [Do grego historiographía] S. f.
1. Arte de escrever a história (1): &
2. Estudo histórico e crítico acerca da história ou dos historiadores.
[historiográfico: relativo à historiografia]

VIII. HISTORIOGRÁFO [Do grego historiográphos, pelo latim historiographu] S. m.
1. Aquele que é designado para escrever a história duma nação, duma época, duma dinastia, etc.; cronista.
2. Historiador

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário Aurélio Eletrônico Século XXI. Versão 3.0. Novembro de 1999. Editora Nova Fronteira, 1999.

Extraído de: http://professor.ucg.br/siteDocente/admin/arquivosUpload/12473/material/Hist.Hist_termosbasicos_08.02.18.doc

Queridos alunos e alunas

Mais um ano letivo se inicia... Cada novo ano, novas expectativas, novas histórias, novas conquistas, novos sonhos... Tempo de refletir, questionar, inovar, recomeçar...A escola é um lugar onde os saberes se solidificam, local de interação e socialização, mas o grande desafio do século XXI - Era da Informação e da Tecnologia é reconhecer a escola como espaço essencial para o exercício da cidadania, que se concretiza quando há autonomia.
Neste contexto, buscando interagir com as inovações de nossa época, criei este espaço de comunicação direta entre nós. Acredito que o envolvimento e a participação de vocês é fundamental, para que se tornem alunos reflexivos, críticos, protagonistas de seu aprendizado. Participe, juntos poderemos descobrir infinitas possibilidades!!! Sucesso em 2010!!!