quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Tatuagens mais antigas do mundo são encontradas em múmia

Pessoal, como vimos em aula os estudos arqueológicos são constantemente atualizados. Os cientistas não param de pesquisar, e novas descobertas são feitas continuamente. Veja a reportagem abaixo de Fernando Bumbeers sobre a descoberta de tatuagens em múmia, extraída da Revista Galileu, de 29 de janeiro de 2015.


Nada de estrelas, corações, diamantes, coroas ou símbolos do infinito. As tatuagens de Ötzi, o Homem de Gelo, uma das múmias mais antigas e conservadas do mundo, não são nem um pouco clichê - exceto por uma “quase” cruz. Os 61 desenhos encontrados pelo corpo são linhas retas paralelas e estão concentrados em suas pernas e braços. Também foram descobertas tatuagens antes desconhecidas em sua caixa torácica.

Desde que foi encontrado nos Alpes de Venoste, em 1991, os cientistas sabiam da existência das tatuagens de Ötzi, mas por conta do escurecimento da pele e do jeito que o corpo estava dobrado era difícil ver os traços. Ao todo foram localizados 61 desenhos, considerados as tattoos mais antigas do mundo.

Os antropólogos usaram uma técnica inovadora de fotografia para localizar e mapear a extensa lista de tatuagens de Ötzi. Várias fotos foram tiradas de ângulos diferentes do corpo da múmia, depois um software foi usado pra calcular o relevo dos desenhos.

As 61 tattoos de Ötzi medem de 0,7 a 4 cm e foram divididas em 19 grupos. São praticamente todas iguais: um conjunto de três ou quatro retas paralelas e simétricas, exceto por duas tatuagens em formato de cruz, localizadas no joelho esquerdo e no tornozelo esquerdo.

Terapêutico, simbólico ou religioso?
Antropólogos acreditavam que as tatuagens pré-históricas eram marcas de algum tratamento terapêutico, por conta da coincidência dos locais tatuados com pontos da acupuntura. Mas após a descoberta da tatuagem na caixa torácica de Ötzi, cientistas ficaram em dúvida sobre seu o significado. Isso sem falar das tattos em formatos de cruz, que podem trazer algum sentido religioso.

Uma breve revisão sobre a História de Roma

Retomando a história de Roma… só para relembrar!!!!

image

image

sábado, 7 de fevereiro de 2015

Caverna de Lascaux

A Caverna de Lascaux se tornou notável na arqueologia, devido à grande quantidade de pinturas rupestres em seu interior. Estas pinturas ajudam a compreender, ainda que de forma limitada, a forma como nossos antepassados viviam na pré-história. A caverna fica localizada em Montignac, França. Lascaux é um complexo de cavernas, famoso pela suas pinturas rupestres. A disposição da caverna, cujas paredes estão pintadas com bovídeos, cavalos, cervos, cabras selvagens e felinos, permite pensar tratar-se de um santuário, criado há aproximadamente 17 mil anos atrás.

Que tal embarcar numa viagem virtual para ver essa riqueza arqueológica. Entre no endereço abaixo para conhecer a tão famosa caverna de Lascaux, que falamos em aula: http://www.historiadigital.org/visitas-virtuais/visita-virtual-a-caverna-de-lascaux/

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Calendário indígena

Como vimos em aula, cada povo tem uma maneira própria de contar o tempo. Através de documentos e análise de textos aprendemos sobre o calendário cristão, judaico e muçulmano.

Apresento aqui uma representação de um calendário criado por alguns professores indígenas. Para eles a passagem do tempo está relacionada aos fenômenos naturais e às atividades agrícolas por eles desenvolvidas. Observe a ilustração abaixo:


domingo, 1 de fevereiro de 2015

Muito aprendizado em 2015!!!

Queridos alunos, estamos voltando com muita garra e força total... Vamos fazer bonito neste ano de 2015... Iniciamos nossas atividades com uma linda lição do Pequeno Príncipe:

Abraços carinhosos... Professora Fernanda