quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Sobre o Mercantilismo…

image

Mercantilismo é a política econômica adotada na Europa durante o Antigo Regime. Os reis absolutistas interferiam muito na economia dos países. O objetivo principal destes governos era alcançar o máximo possível de desenvolvimento econômico, através do acúmulo de riquezas. Quanto maior a quantidade de riquezas dentro de um reino, maior seria seu prestígio, poder e respeito internacional.

Algumas características do mercantilismo :

Metalismo : o ouro e a prata eram metais que deixavam uma nação muito rica e poderosa, portanto os governantes faziam de tudo para acumular estes metais. Além do comércio externo, que trazia moedas para a economia interna do país, a exploração de territórios conquistados era incentivada neste período. Foi dentro deste contexto histórico, que a Espanha explorou toneladas de ouro das sociedades indígenas da América como, por exemplo, os maias, incas e astecas.

Industrialização : o governo estimulava o desenvolvimento de indústrias em seus territórios. Como o produto industrializado era mais caro do que matérias-primas ou gêneros agrícolas, exportar manufaturados era certeza de bons lucros.

Protecionismo Alfandegário : os reis criavam impostos e taxas para evitar ao máximo a entrada de produtos vindos do exterior. Era uma forma de estimular a indústria nacional e também evitar a saída de moedas para outros países

Pacto Colonial: as colônias européias deveriam fazer comércio apenas com suas metrópoles. Era uma garantia de vender caro e comprar barato, obtendo ainda produtos não encontrados na Europa. Dentro deste contexto histórico ocorreu o ciclo econômico do açúcar no Brasil Colônia.

Balança Comercial Favorável: o esforço era para exportar mais do que importar, desta forma entraria mais moedas do que sairia, deixando o país em boa situação financeira.

Fonte: http://www.suapesquisa.com/mercantilismo/

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Absolutismo e mercantilismo

 

Aos alunos do 8º ano

Pessoal, este vídeo mostra de forma bem simplificada a transição da Baixa Idade Média para a Moderna, com o fortalecimento da burguesia e do poder real. Fala do absolutismo, dos teóricos desse regime político e das grandes navegações. Espero que gostem!!!

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Para meus queridos alunos


Eu amo essa música, através dela recordo a minha infância e a época em que estava nos bancos escolares... Como um dos meus alunos me pediu para que eu a colocasse no blog, trago ela aqui... Uma boa música vale a pena ouvir... Beijinhos... e bom final de semana!!!!

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Para meus alunos do 8° ano

Pessoal, dêem uma olhada neste esquema, para entender um pouco a transição do feudalismo para o capitalismo…

image

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Queridos alunos do 8º ano

Fiquei muito feliz quando soube que continuaríamos juntos este ano. Arrumem as malas, pois viajaremos pelo túnel do tempo… Nossa primeira parada é na Europa, na transição do período medieval para o moderno. Vamos retomar o processo de Formação das Monarquias Nacionais, quando o poder político se centraliza nas mãos dos reis. Viajaremos pela França… conheceremos o Palácio de Versalhes, como também o poder absoluto do Rei-SOL : Luís XIV. Daremos uma passadinha pela Inglaterra para conhecer o poder real de lá, através da Dinastia Tudor e Stuart. Também daremos um grande salto ao Brasil, que estará bem diferente do que estudamos no ano passado.  Neste ano, ainda, estaremos dando ênfase às questões voltadas para a construção da cidadania. No decorrer das aulas vamos refletir sobre a criação de espaços políticos modernos e as lutas pela ampliaçãode direitos políticos e civis…  Vai valer a pena… eu garanto!!!8º ano