segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Diferentes calendários…

Em nossas aulas vimos que embora o nosso calendário – cristão, ocidental – predomine em várias partes do mundo, há povos que fazem essa contagem de forma diferente. Vejamos alguns exemplos:
Calendário tradicional dos japoneses:
image
Ao contrário do que estamos acostumados, o calendário japonês tradicional não faz a contagem dos anos como o nosso. Ele conta os anos basedo em períodos de tempo marcados por grandes eventos, como o nascimento de alguém importante para o Japão, uma revolução na economia, a morte de alguém famoso. O fato é que, quando uma era começa, a contagem dos anos começa novamente e segue contando os anos até que uma nova era apareça.
Com o tempo, estas "eras" do calendário japonês passaram a marcar apenas o início e o fim do reinado de cada imperador japonês. Assim, quando um imperador assume o trono uma nova era começa, e quando ele morre a era corrente termina.
Segundo esta forma de calendário japonês, o ano de 2012 corresponde ao ano 23 da era Heisei, uma vez que fazem 23 anos desde que o imperador Akihito assumiu o trono japonês.
image
Calendario Chinês
image
O calendário chinês combina o ciclo solar com os ciclos lunares, sendo, portanto, lunissolar. A cada 12 anos completa-se um ciclo, dentro do qual cada ano recebe o nome de um dos 12 animais correspondentes ao horóscopo chinês: rato, boi, tigre, coelho, dragão, serpente, cavalo, carneiro, macaco, galo, cão e porco.

Calendário muçulmano
image O calendário islâmico ou calendário hegírico é um calendário baseado no ciclo lunar e composto por doze meses de 29 ou 30 dias com um total de cerca de 354 dias. A origem deste calendário remonta à Hégira que foi a migração de Maomé de Meca para Medina, em 16 de julho de 622.

Calendário Maia
image
Pesquisadores estimam que o calendário Maia foi usado pela primeira por volta de 550 a.C. É baseado no ciclo solar com 365 dias agrupados em 18 meses de 20 dias e mais cinco dias que não pertencem a nenhum mês e são acrescentados ao calendário para completar o ano. Foi o calendário mais elaborado das antigas civilizações pré-colombianas. Os maias acreditavam que o Planeta Terra possui uma existência de 5 grandes ciclos ou eras, com duração de 5.125 anos cada ciclo. 







Nenhum comentário: